terça-feira, 19 de abril de 2011

A interdição do ato de ler




O desafio do processo de alfabetização.

Hoje o maior desafio do governo e estabelecimentos de ensino com o foco na alfabetização é levar o aluno ao aprendizado da leitura. Convivemos todos os dias com o fracasso escolar, e muitos fatores contribuem para esse fracasso. Um dos fatores mais discutidos é a má formação dos leitores, como conseqüência de uma interdição da leitura.
Devido a uma má escolarização e de um processo socioeconômico excludente, o fracasso escolar tem alcançado principalmente as crianças pobres, negras e trabalhadoras. Quanto ao Processo de alfabetização, devemos deixar de lado o mito de uma alfabetização salvífica e redentora, pois segundo a afirmativa de Paulo Freire “a alfabetização é um processo contínuo e dura a vida toda”. Sabemos então, que a má distribuição de renda e das riquezas deste país determina o acesso e também a permanência destes estudantes na escola.
A interdição da leitura, por exemplo, tem sido um fator determinante, onde, nossas crianças têm pouco acesso aos livros, quer seja pela ausência de bibliotecas públicas, elitização do livro, seja pelo preço que muitas vezes é inviável. Embora o índice de analfabetismo tenha caído, continuamos com analfabetos funcionais que lêem mais não conseguem se apropriar dos benefícios de sua própria língua.
Há também uma educação massiva, mas segundo ABREU E BRITO, 1995 P.12 “a alfabetização, ainda que massiva, não implica uma democratização da leitura e do acesso ao conhecimento. Ao contrário, para a grande massa, o mundo da escrita (e, portanto, do conhecimento formal e da experiência literária) continua interditado. Se em um momento anterior da história esta interdição se dava através de privilégios estatutários, agora se dá pela impossibilidade mesmo de entender — e não codificar — os textos”.
Dentro deste contexto, chegamos à conclusão que a interdição do ato de ler é um dos fatores determinantes no fracasso escolar.

3 comentários:

  1. com certeza a leitura é um fator muitas das vezes determinante...

    ResponderExcluir
  2. Nossa gostei muitos de suas postagens,passei para lhe retribuir a visita e seguir seu blog..bjs

    ResponderExcluir

recadosparablogseorkut.com

Origem da Mensagem: Recados para Blogs e Orkut