quarta-feira, 20 de abril de 2011

Basta ser criança para se ter infância?


Nos dias atuais vemos crianças que embora protegidas e valorizadas, com acesso a saúde e higiene têm passado pelo excesso de atividades em seu cotidiano, vivem em uma sociedade capitalista, que segundo Celso Antunes que faz com que “a criança se vista com blusas de marca, tênis de grife, padrões estéticos...” , fazendo com que a criança se vista como adulto e utilize-se dos códigos do mundo do adulto, assim a criança passa a infância tentando imitar a vida adulta, vendo programas de TV, que apresentam isso em  subconsciente. A criança tem a sua agenda cheia de atividades que a preparam para uma vida adulta bem sucedida, crianças que não brincam, nem se divertem e já pensam em sua vida adulta antes do tempo.
Assim a criança deixa de viver a sua infância e passa a ter problemas como o estresse. Segundo Gilda Rezende, psicopedagoga “o estresse causa problemas no presente e no futuro” , os pais estimulam, mas especialistas alertam que grande causa de estresse nas crianças se dá pelo excesso de atividades diárias. Então a infância nos dias de hoje passa a ter a visão de preparo para a vida adulta e vemos que ser criança não significa ter infância.

 ASSISTA AOS VÍDEOS:

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA

Um comentário:

  1. é verdade... tantas vezes as crianças têm de trabalhar ou são submetidas a uma vida tão atribulada de compromissos de adultos!!! Gostei muito do seu blog, Vivi. É muito reflexivo!!! Você é 10!!! Parabéns!

    ResponderExcluir

recadosparablogseorkut.com

Origem da Mensagem: Recados para Blogs e Orkut