sexta-feira, 15 de abril de 2011

O olhar do Professor de Educação infantil





Minhas crianças precisam todos os dias de...

Ø  Valorização da sua identidade
Ø  Autonomia e individualidade
Ø  Rotinas significativas para elas
Ø  Interação Social e coletividade
Ø  Desenvolvimento da criatividade

Eu como professora delas preciso...

Ø  Desenvolver atividades que valorizem sua identidade e individualidade
Ø  Criar rotinas que sejam significativas para meus alunos e com continuidade.
Ø  Desenvolver através de jogos cooperativos a necessidade da mútua-ajuda e coletividade e a parceria com o outro.
Ø  Através de Histórias e criações desenvolver o lúdico, a fantasia  e a autonomia.
Ø  Flexibilidade e olhar crítico para uma avaliação continua da minha prática educativa.

Todos os dias ao entrar na sala de aula preciso olhar nos olhos de meus alunos e entendê-los como pessoas únicas e diferentes umas das outras, desta forma minha prática precisa levar o meu aluno a se valorizar como indivíduo podendo utilizar atividades com seus nomes, suas fotos e suas origens por exemplo para que ele se sinta acolhido e valorizado em sua individualidade. Desta forma, organizar o espaço de maneira a facilitar o encontro dos olhares professor aluno, da interação e do diálogo, para que o aluno aprenda a conhecer o outro e respeitá-lo.
Estabelecer rotinas, organizadas e estruturadas de maneira que seja significativa para o aluno, pois como educador sei que sou eu quem dirijo o processo do fazer educativo e devo assumir a instrumentação do processo de descoberta. As rotinas quando significativas contribuem para o desenvolvimento desta descoberta, quando se encaixa uma nas outras, ao contar histórias, por exemplo, diariamente estimularei a imaginação, a fantasia e em continuidade à rotina seguirá com uma atividade de criação, onde através do lúdico eles passam para seus desenhos e criações suas leituras de mundo demonstrando seus pensamentos através destas criações. Segundo Vygotsky o conhecimento sempre vai do coletivo para o individual, então a atividade social contribui para o desenvolvimento da atividade lúdica da criança, dando assim sentido ao seu mundo, motivando-as e despertando a sua curiosidade pelo conhecimento.
Desenvolver através de jogos cooperativos a necessidade de mútua ajuda e coletividade com a pareceria com o outro. Devemos estabelecer condições para que suas limitações sejam vencidas estimular a descoberta do conhecimento e é essencial estimular na criança a cooperação e solidariedade com os colegas, onde ocorre uma troca de conhecimento. O educador apenas mostra o caminho a ser seguido mais é a criança que trilha por este caminho.
Nestas atividades o importante será ouvi-los sobre suas criações e quando estabelecer rotinas ter o cuidado de que estas não se tornem rotineiras, trazendo sempre atividades que os valorizem quanto pessoas e respeitando sua realidade e conhecimento de mundo que eles trazem com eles.
O olhar que preciso manter acima de tudo é um olhar crítico e reflexivo sobre à prática pedagógica, e sendo flexível poderei rever e transformar aquilo que for necessário para que o ensino e aprendizagem seja eficiente. Certa de que amanhã olharei nos olhos de meus alunos mais uma vez e verei o quanto eles cresceram e eu também. Como diria Paulo Freire (1996), “...toda a prática educativa demanda a existência de sujeitos, um que, ensinando, aprende, outro que, aprendendo, ensina...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

recadosparablogseorkut.com

Origem da Mensagem: Recados para Blogs e Orkut