quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ambiente Alfabetizador



Para construir um ambiente alfabetizador é necessário que o educador tenha dedicação, inovação e criatividade. Segundo Freire “Escola é o lugar onde se faz amigos Não se trata só de prédios, salas, quadros, Programas, horários, conceitos...”(A Escola). No ambiente alfabetizador o principal desfio é criar um ambiente que valorize as diferenças socioculturais, onde a criança aprende brincando, promovendo a integração de diversos materiais escritos já utilizados por elas na sociedade. Um ambiente que eduque para a cidadania, dando palavra a aquele que não tem voz e que valorize os saberes das crianças pobres oriundas de classes populares, pois  a alfabetização, neste caso, vem acompanhada de desvalorização de seus saberes. Desta maneira este ambiente colocaria o aluno exposto a situações reais de leitura e escrita, utilizando as diversidades socioculturais, e respeitando a leitura de mundo que ela já faz antes mesmo de ter contato com a leitura da palavra, assim promovendo a aprendizagem dos alunos através do contato com diversas formas de leitura e escrita, mantendo neste ambiente um clima de descobertas e pesquisas, onde, o aluno aprende pela experimentação, reflexão e apropriação da linguagem escrita, e passa a perceber que o que ele fala pode ser escrito. O seu mundo então passa a ser expresso em palavras. 
Paulo Freire crítica à concepção de alfabetização mecânica, que mostra o indivíduo se apropriando apenas da letra sem ter conhecimento do objeto.
 Ao contrario Freire mostrava que o educador precisa fazer com que o aluno se aproprie do objeto a ser estudado antes mesmo de aprender a escrever sobre ele. Assim se um professor tentar ensinar sobre as partes de uma árvore como fruto, antes é preciso que a criança tenha contato com uma árvore, quer seja diretamente ou até mesmo indiretamente como através de recortes de jornais, fotos imagens de livros. Até mesmo trazer para os alunos, desenvolver em grupo, um grande piquenique, onde a criança passaria a ter contato com a fruta para degustar, saber como são suas semente e que dali sairia uma nova árvore. Então a aula passaria de mecânica para real e interdisciplinar, pois ali poderia ser trabalhado varias disciplinas ao mesmo tempo e a assim esta criança tomaria o conhecimento do objeto em que se fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

recadosparablogseorkut.com

Origem da Mensagem: Recados para Blogs e Orkut