sábado, 14 de maio de 2011

10 ATITUDES PARA CRIAR FILHOS MAIS FELIZES


O que de fato funciona quando se trata de educar crianças?
Pesquisadores comparam o que especialistas aconselham; o que parece funcionar?
E o que os pais fazem de fato?
Por Robert Epstein, professor de psicologia e pesquisador da Universidade de Harvard.
Se criar filhos é obviamente uma prática tão antiga quanto a própria humanidade, então porque tanta culpa, discussão e dúvida sobre esse assunto? Por que será que mesmo discordando da forma como que fomos educados, volta e meia nos surpreendemos tratando nossos pequenos praticamente da mesma maneira ou lutando para fazer tudo exatamente ao contrário? Os pais costumam se empenhar para cumprir a função de educadores da melhor maneira que conseguem – pelo menos na maior parte do tempo. E certamente pensam, muitas vezes, que seria mais fácil se seus filhos tivessem vindo ao mundo com um “manual de instruções”.
Para o bem ou para o mal, não há livrinho de receitas, mas da mesma maneira que diariamente, usamos a medicina com cautela para tomar decisões sobre como cuidar de nossa saúde, também podemos usar informações reveladas pelas pesquisas para nos tornar pais melhores. Algumas delas, parecem óbvias, por exemplo, que quanto melhores as relações afetivas na família, mais chances de que as crianças se tornem adultos felizes, saudáveis e bem-sucedidos.
As 10 atitudes que produzem bons resultados na educação foram relacionadas em ordem de importância, são elas:
1. AMOR E CARINHO.
É indispensável apoiar e aceitar dos filhos, entendendo que são pessoas com idéias e gostos próprios, e respeitar essas diferenças, demonstrando afeto e usufruindo dos períodos passados juntos.
2. ADMINISTRAÇÃO DO ESTRESSE
Praticar técnicas de relaxamento e esportes e investir na própria psicoterapia favorece a capacidade de entender melhor o que sentimos e as chances de cuidar bem das crianças.
3. HABILIDADE DO RELACIONAMENTO
Aqueles que mantêm uma relação saudável com o cônjugue ou com outras pessoas importantes em sua vida demonstram a importância de manter relações afetivas verdadeiras.
4. INCENTIVO À AUTONOMIA E À INDEPENDÊNCIA
Apesar de ser difícil para alguns pais encontrar a medida, é fundamental tratar nossos filhos com respeito e estimulá-los a se tornar pessoas confiantes e com iniciativa.
5. ACOMPANHAR A APRENDIZAGEM.
Ao valorizarem a curiosidade dos filhos e sua disposição para aprender, os pais lhe prestam enorme benefício.
6. PREPARAÇÃO PARA A VIDA
É um ato de amor conversar com os pequenos sobre temas delicados como medos, sexo e morte em linguagem acessível, bem como prepará-los para assumir responsabilidades.
7 ATENÇÃO AO COMPORTAMENTO.
Reforçar positivamente as boas atitudes e recorrer ao castigo somente quando outros métodos, como conversas, já falharam mais de uma vez.
8. SAÚDE
Bons pais propiciam um estilo de vida saudável e estimulam bons hábitos como exercícios regulares, higiene e alimentação adequada para seus filhos.
9. ESPIRITUALIDADE
Apoiar o desenvolvimento da religiosidade e a preservação da natureza, o respeito ao outro e às diferenças, evitando a disseminação de preconceitos e intolerância.
10. SEGURANÇA.
É fundamental o empenho constante para proteger os filhos das situações de risco e manter-se vigilante quanto as suas atividades e amizades.

http://psicologiaeeducacao.wordpress.com/page/2/
Revista Mente e Cérebro, edição 215, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

recadosparablogseorkut.com

Origem da Mensagem: Recados para Blogs e Orkut